O que é o Conteúdo?

Conteúdo

Alem de seus produtos, é necessário que o cliente tenha acesso a informações importantes como os termos de uso, garantias, histórico do seu estabelecimento e até mesmo notícias que o ajudem a tomar a decisão de comprar em sua loja.

Este módulo contém todo o necessário para que você seja capaz de fornecer qualquer tipo de conteúdo on-line. Ele subdivide-se em quatro partes:

1 Categorias – São agrupamentos de páginas publicadas, as categorias são listadas em seu site, de forma parecida com suas categorias de produtos. Procure prover títulos curtos e sugestivos para facilitar o acesso de seu cliente a informação relevante.

2 Conteúdos – Cada conteúdo é uma página em seu site, neste módulo você poderá controlar cada aspecto que uma página na Web possui, atribuindo a ela um título, resumo descritivo e conteúdo, que podem conter imagens, links e texto, além de um álbum de fotos. É aconselhável que você sempre atribua o seu conteúdo a uma categoria, assim seu cliente terá maior facilidade em encontrar suas páginas.

3 Álbum de Fotos – Permite que você adicione quaisquer fotos do seu computador em Álbuns, que podem ser utilizados em suas páginas de conteúdo para mostrar seus produtos, sua loja física, funcionários ou situações relacionadas aos produtos que você vende.

Buscadores – Para ser encontrado na internet você precisa que as ferramentas de busca captem o máximo de informações relevantes sobre sua loja. Este módulo permite que você defina informações sobre sua loja, que serão entendidas pelos mecanismos de busca e utilizadas para encontrar sua loja toda vez que uma busca for feita utilizando termos relacionados ao seu conteúdo, título, descrição ou palavras-chave.

Passo a Passo

Na barra superior, clique em “Conteúdo”, uma segunda barra surgirá com as opções deste módulo. Clique em categorias. Você verá a tela abaixo:

 

Tela de Categorias

 

Na listagem vemos à esquerda duas setas, elas são usadas para ordenar as categorias. Cada categoria contém um número de identificação único (ID). Ao clicar para cima este ID assumirá o primeiro valor menor disponível, ao clicar na seta para baixo ele assumirá um valor maior.

Caso você tenha criado e excluído categorias, este número pode não estar na listagem (pois foi excluído), dando a impressão de que nada aconteceu. Basta clicar novamente, quando o número de identificação da categoria encontrar um valor disponível na listagem a categoria irá se mover. Na direita vemos o status de ativação da categoria. Verde significa ativo, o que indica que a categoria está sendo exibida no site; Vermelho indica inativo, significa que a categoria não está sendo exibida no site.

Próximo ao topo existem cinco botões que respectivamente nos permitem adicionar uma categoria e controlar a paginação da listagem.

Ao clicar em incluir você será redirecionado a uma tela contendo um formulário com dados da categoria. Para editar uma categoria existente basta clicar sobre o nome da mesma e você será redirecionado para uma tela contendo o mesmo formulário, com as informações da categoria clicada.

Formulário de Categorias, e o editor HTML.

 

 Logo abaixo do campo “Descrição” existe o botão “Editar texto no editor HTML”, ao clicar neste botão uma janela (pop-up) se abrirá com um editor de textos e o conteúdo do campo será transferido para dentro do editor. Este editor permite editar o texto com todas as possibilidades que uma página WEB fornece, alterando cores, adicionando links, imagens, formatando o texto com recuos, negrito, itálico ou sublinhado e alterando fontes e tamanhos.

Por motivos didáticos vamos pular para a terceira opção da segunda barra superior, a área de conteúdos será vista logo a seguir.

Ao clicar no botão “Álbum de fotos”, você verá uma nova tela. Ao clicar em “Incluir novo álbum” a seguinte tela se abrirá:

 

Adicionando um novo álbum de fotos

 

 

Forneça um título sugestivo e uma breve descrição do conteúdo deste álbum. Os álbuns são utilizados para exibir uma seqüência de imagens em uma página de conteúdo. Supondo que você pretenda criar um conteúdo sobre a sua empresa, seria adequado adicionar um álbum com fotos da fachada de seu estabelecimento.


Após fornecer o título e descrição, clique em “Gravar”. O novo álbum estará listado acima do botão “Incluir novo álbum”, ao clicar no nome do álbum uma tela se abrirá para que você envie fotos e/ou imagens do seu computador para o álbum. Ao preencher o título e descrição, lembre-se que é importante que você dê títulos sugestivos às imagens, preferencialmente utilizando termos relacionados ao conteúdo aonde este álbum será inserido. Isto aumenta as chances de seu site ser encontrado por mecanismos de busca na internet. Ao clicar no campo “Foto” uma janela de navegação do seu computador se abrirá.

Basta selecionar a foto ou imagem que você deseja incluir no álbum.

O campo ordem irá determinar a posição que esta foto aparecerá dentro do álbum. Imediatamente abaixo deste você pode escolher a ação que o sistema tomará após gravar a imagem, caso você tenha mais fotos para adicionar, escolha “incluir nova foto”.

 

 listagem de álbuns,  tela de inclusão de fotos

Ao terminar de incluir suas fotos e retornar à listagem você verá uma tela com miniaturas dos itens do álbum, abaixo destas miniaturas dois ícones para editar ou excluir o item.

Listagem de fotos do álbum. Em destaque, ícones para excluir e editar item.

Retornando à segunda barra superior, clique no botão “Conteúdos”, uma nova tela se abrirá contendo no topo os mesmos botões de incluir e controles de paginação das telas anteriores. Imediatamente abaixo você encontra um formulário para fazer pesquisa e encontrar mais facilmente um conteúdo específico.

A listagem contém o título de cada conteúdo, seguido dos ícones de exclusão e edição.

Tela de Conteúdos

Ao clicar em “Incluir” ou sobre o ícone de editar de cada conteúdo, você será direcionado a uma tela contendo os campos categoria, título, resumo, conteúdo e álbum de fotos. Ao definir a categoria do conteúdo, a página ficará disponível no site, dentro da página de categoria, assim você pode facilmente adicionar quantos conteúdos desejar a uma categoria.

O título e resumo serão utilizados na página de categoria, para que o visitante possa ter uma idéia do conteúdo completo e acesse a página caso tenha interesse.

Adição de Conteúdo.

Nesta tela temos novamente, o recurso do editor HTML, permitindo que o usuário crie páginas com textos elegantes e profissionais.
Imediatamente abaixo você pode atribuir a este conteúdo um álbum de fotos, miniaturas das fotos do álbum ficarão logo abaixo do conteúdo, ao serem clicadas as imagens serão exibidas em seu tamanho original. O campo “Mostrar Título” controla a exibição ou não do título da página, caso você deseja customizar seu título com fontes específicas, desmarque esta opção e adicione o título no campo conteúdo, use o editor para formatá-lo da forma que melhor convir.
O campo publicado controla a disponibilidade ou não do conteúdo, somente quando publicado o conteúdo será exibido aos visitantes do site.

Para acessar o último item deste módulo, retorne à segunda barra superior e clique na opção “Buscadores”. A tela contém os itens mais importantes para que sua loja seja encontrada por mecanismos de busca na internet. O título de sua loja deve incluir o seu nome e preferencialmente uma frase curta que defina o tipo de produtos encontrado nela.

A descrição e palavras-chave serão utilizada pelos mecanismos de busca para demonstrar aos usuários o conteúdo de seu site de forma breve, ajudando-o a tomar a decisão de entrar ou não em sua loja, no entanto é importante que você se atenha somente ao conteúdo de sua loja e evite palavras como “promoção”, “super-ofertas”, “desconto” e palavras de cunho sexual ou ofensivo, pois estas podem penalizar sua página colocando-a em posições de menos destaque.

 

Tela de informações para Buscadores

>

 

 

Conteúdo