Produtos

O verdadeiro centro das suas ações na loja, este módulo contém o cadastro de produtos, gerenciamento de pedidos e aspectos práticos da integração entre as páginas de produtos e os meios de pagamento disponíveis. Divide-se em seis grandes áreas.

Categorias – Gerencia as categorias de produtos fornecidas, a exemplo das categorias de conteúdos.

Sub-Categorias – Algumas vezes um único nível de categorização não é suficiente para separar seus produtos de forma lógica e fácil de encontrar. Uma vez que seu cliente escolha uma categoria no site, todas as sub-categorias desta serão exibidas para ajudá-lo a refinar ainda mais sua busca.

Produtos – Controla a adição, edição, remoção e contém a pesquisa por produtos.

Mais Produtos – Os planos de licença da WebLoja baseiam-se na quantidade de produtos liberados para sua WebLoja. Se você estiver sentindo que vai precisar logo de mais espaço para adicionar produtos, basta utilizar esta opção. Sem necessidade de ligações, e-mails ou chats de atendimento. Em poucas horas sua licença será analisada e alterada para que você possa incluir mais produtos.

Pedidos – Gerencia todos os pedidos efetuados por clientes. Uma vez que seus produtos estejam cadastrados e seus conteúdos publicados o centro de sua atenção deverá ser este módulo. A rapidez de resposta e gerenciamento correto dos pedidos, passando-os pelos status devidos é o que fará maior diferença na forma como seu cliente enxerga sua loja e pode ser a grande ferramenta para fazê-lo retornar e comprar outras vezes.

Banner – A WebLoja permite que você crie anúncios internos, são imagens ou animações em flash com o intuito de chamar a atenção do cliente para algo dentro da loja. Nesta área você pode criá-los e definir em que posição e em quais páginas elas aparecerão. Criando verdadeiras campanhas publicitárias em seu site.

Passo a Passo

Ao clicar no segundo ícone da primeira barra superior, “Produtos”, a segunda barra superior será carregada com os itens descritos acima. No nossa passo a passo iniciaremos pela primeira opção “Categorias”.

Tela de Categorias de Produtos

Como você deve ter notado, a tela de categorias de produtos é quase idêntica à de categorias de conteúdos. Todos os controles básicos permanecem, o botão de “Incluir“ leva a um formulário para adição de categoria, e da mesma forma, clicar sobre o nome de uma categoria o levará ao mesmo formulário, preenchido com as informações da categoria desejada para que você possa alterá-las. À esquerda vemos as setas de ordenação (para cima e para baixo). Novamente, vale a pena repetir, a ordenação é feita baseada em um número único de identificação (ID), caso você tenha excluído uma categoria, é possível que ao clicar nas setas de ordenação pareça que “nada aconteceu”. Isso acontece porque o ID pode ter assumido o valor de uma categoria excluída, e que portanto não está na lista, basta clicar novamente no botão desejado até que veja a troca de posições.

A direita vemos o status de ativação da categoria. Verde significa ativo, o que indica que a categoria está sendo exibida no site; Vermelho indica inativo, significa que a categoria não está sendo exibida no site.

Formulário de Categorias de Produtos

O Formulário de categorias de produtos é mais simplificado quando comparado ao de conteúdo. Isso acontece porque a página de categoria de produtos trás apenas o título, uma breve descrição e uma listagem de produtos. Uma vez que o cliente esteja navegando em seus produtos, adicionar grandes textos, com formatações variadas, imagens e links pode ser prejudicial às vendas. Pois são elementos que dispersam seu cliente da ação desejada: Escolher e comprar produtos.

Existe apenas uma diferença notável na tela de formulário de categorias de uma nova categoria para a tela de uma categoria já existente. Próximo ao ícone de gravar um novo ícone “Excluir” estará disponível.

ícones da tela de edição

Nem sempre categorias são suficientes para fornecer uma forma bem organizada de navegação dentro de seus produtos. Caso necessite, vá até o segundo menu superior e clique em “Sub-Categorias”. A página apresenta alguns novos elementos para ajudar a visualizar as informações.

Listagem de Subcategorias

Como se pode notar, os elementos de ordenação, status, inclusão e edição continuam nas mesmas posições. No topo temos o botão de incluir, que leva ao formulário de criação da subcategoria. Na listagem, ao clicar sobre o nome da subcategoria você será direcionado à tela de edição da mesma. As setas de ordenação estão à esquerda, mas agora entre elas vemos um número. Este número é o número de ordem dentro da categoria. Este número diminui quando você clica na seta para baixo e aumenta quando você clica na seta para cima. A coluna “Categoria” indica a qual categoria pertence o item e a coluna seguinte indica o nome da subcategoria. Na extrema direita temos o indicador de Ativo/Inativo, onde verde indica ativo e vermelho inativo.

No topo da tela, logo abaixo do botão de incluir e voltar encontra-se um formulário para filtrar a listagem de subcategorias, neste formulário você pode escolher uma categoria, para que a listagem traga apenas suas subcategorias e escolher a ordenação desta listagem na tela. Repare que ao alterar a ordenação, apenas a ordenação nesta tela será alterada; No site a ordenação permanecerá acontecendo pelo código numérico que vemos entre as setas de ordenação. 

Formulário de subcategorias. Idêntico ao de categorias a não ser pela escolha da categoria “pai”.

Quando sua loja necessitar de um número maior de produtos para vendas, você pode solicitá-lo através do botão “Mais Produtos” ao clicar sobre ele uma tela explicativa. Ao clicar no link apresentado por esta tela você será encaminhado para uma tela onde é possível requerer mais produtos.

 

A próxima opção do módulo é o botão “Pedidos”, onde as transações financeiras, expedição de produtos e as baixas do estoque acontecem. A tela de pedidos é bastante simples, apresenta uma listagem paginada dos pedidos. No topo temos o controle da paginação e logo abaixo um formulário para filtrar a lista de pedidos por status, tipo de pagamento e cliente. Ao final da página a soma dos pedidos que se encontram na página sendo exibida.

Listagem de Pedidos Ao clicar sobre o ícone que representa uma pasta sendo aberta (segunda coluna da tabela), você será direcionado à tela contendo os detalhes do pedido. Nesta tela você é capaz de alterar o status do pedido, dar baixa no estoque e se necessário efetuar a captura da transação de cartões de crédito. É importante ressaltar que quando o pedido for efetuado através do PagSeguro a confirmação ou cancelamento do pagamento são automáticas. Quando o PagSeguro confirma o pagamento o status do pedido é alterado automaticamente para “Confirmado Pagto” e caso contrário será alterado para “cancelado”. Portanto, caso o pedido tenha sido efetuado através do PagSeguro aguarde a confirmação do pagamento para dar baixa no estoque e enviar os itens ao cliente. A tela de detalhes do pedido é bastante auto explicativa. No topo encontra-se um formulário para alteração de status. Caso o pagamento exija, haverá um botão de captura, a captura deve ser efetuada no máximo 5 dias após o pedido ter sido criado para que o lojista receba o valor contido na transação. Mais abaixo pode-se selecionar os itens do pedido e efetuar a baixa do estoque e ao final da tela é possível adicionar observações para que futuramente possam ser consultadas. Os status do pedido são os seguintes:

  1. Aberto – Todo pedido entra neste status, nenhuma ação foi tomada ainda
  2. Aguardando Cliente – Caso alguma informação do cliente esteja incoerente o lojista deve entrar em contato com o mesmo e utilizar este status para sinalizar que o pedido aguarda uma ação do cliente.
  3. Aguardando Fornecedor – Para lojas que trabalham com pedidos sob encomenda, este status indica ao cliente que a loja está aguardando seu fornecedor para confirmar o pedido.
  4. Aguardando Produto – Este status indica que houve confirmação do fornecedor, ou outra filiar da loja de que o produto será enviado e a mesma o enviará ao cliente assim que o receber.
  5. Cancelado – Pedido cancelado, é importante preencher as observações indicando o porque do cancelamento.
  6. Confirmado Pagto – Indica que o cliente efetuou o pagamento e a loja recebeu seu comprovante e/ou confirmou com sucesso a transação.
  7. Devolvido – Indica que o cliente devolveu o pedido e a loja o recebeu com sucesso.
  8. Enviado – Indica que as mercadorias estão em transito.
  9. Entregue – O cliente sinalizou que o pedido foi entregue, ou no silêncio deste após vários dias a loja considerou que o pedido foi entregue com sucesso.
  10. Pendente – Caso algum outro motivo esteja atrasando algum processo de confirmação da transação ou envio, use este status.

O último item do módulo é a opção “Banners”; Banners são anúncios de itens da loja, e são excelentes formas de divulgação que junto a promoções e utilizados coerentemente podem trazer grandes retornos em vendas. A WebLoja apresenta 3 posições para os banners: No topo do site, e nas laterais. Para adicionar um banner, basta clicar na posição desejada e um formulário se abrirá na lateral direita da tela.

 

Escolha do banner, listagem de banner disponíveis e adição de banner.

 

No formulário de adição de um banner é possível uma breve descrição do banner, a escolha entre os tipos Imagem ou Animação em Flash, o upload do arquivo a ser exibido, tamanho para exibição na tela, uma pré visualização do arquivo, com a opção de excluir o arquivo logo ao lado e abaixo controles de onde e por quanto tempo o banner será exibido. Campanhas de sucesso geralmente colocam banners relacionados ao conteúdo da página. Ex.: Em uma loja de tênis, um banner de promoção para um calçado de corrida estaria bem localizado na página inicial e em categorias de esporte, Cooper, corrida etc.

 

Pedido pago através da integração Cielo