Como configurar a Web Loja ?

 Configurações

Este módulo permite que as informações da empresa que possui a loja, dados do usuário, usuários auxiliares e da loja sejam alterados. Oferece também as opções de criar um backup do banco de dados do sistema e/ou das suas imagens, além de apagar o Banco de Dados atual.

ATENÇÃO: Apagar o banco de dados é uma operação sem retorno. Tenha certeza de que deseja realmente excluir todos os seus produtos e configurações antes de fazê-lo.

O módulo divide-se nas seguintes opções:

  1. Empresa – onde o usuário cadastra e altera sua empresa, mantenha estes dados sempre atualizados, assim o seu cliente sempre poderá confirmá-los de forma a estabelecer confiança em sua WebLoja
  2. Logotipo – Permite que o usuário envie ao servidor o logotipo de sua loja, e opcionalmente que este seja usado no topo da loja.
  3. Permite cadastrar usuários auxiliares à WebLoja, para que estes ajudem a controlar o fluxo de pedidos e cadastro de produtos.
  4. Meus Dados – contém os dados do usuário logado.
  5. Loja Virtual – controla aspectos gerais da loja como título, email de contato, prazo médio de entrega, o tipo da loja (vide página 1 “Resumo das Funcionalidades”, “quatro fromas de expor seus produtos”), controle de frete e métodos de pagamento disponíveis aos clientes da loja.
  6. Backup – permite gerar cópias de segurança das imagens e banco de dados da WebLoja.
  7. Apagar BD – Apaga o banco de dados e retorna a loja a seu estado “original”, sem dados, pedidos, produtos e com as configurações padrão.

1.1.1.1     Passo a passo

A primeira opção do módulo, “Empresa” abre um formulário com informações da loja que oferece os produtos online através da WebLoja. É um formulário simples com os campos Nome (Razão Social), Fantasia (Nome Fantasia), Endereço, Bairro, Cidade, Estado, CEP, Fone1 e Fone2, Fax, Tipo, CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Responsável, e-mail para contato e Home Page. Estas informações garantem maior segurança ao cliente que deseja efetuar compras na loja e quando disponibilizadas, permitem que o mesmo confirme a existência da empresa, o que ajuda a estabelecer um vínculo de confiança entre ambos.

Módulo Configurações, item empresa. A opção “Logotipo” permite que o usuário envie uma imagem de seu computador para o servidor para que seja reconhecida como o logotipo da loja. Opcionalmente pode ser utilizado também no topo do site.

Módulo de Configurações, item Logotipo.

 

O item usuários permite cadastrar, excluir e editar usuários, cada usuário tem acesso à área administrativa da WebLoja. Dessa forma várias pessoas podem auxiliar o gerenciamento do negócio permitindo que a loja cresça sem diminuir a atenção aos clientes. Na primeira tela deste item vemos no topo um botão de inclusão que nos leva ao formulário de cadastro de um novo usuário. Abaixo temos a listagem dos usuários, ao clicar-se sobre o nome do mesmo o sistema carrega a página de edição dos dados do usuário e à direita vemos dois ícones que permitem respectivamente verificar os logs do usuário, com informações de entrada e saída do sistema e IP registrado na operação e exclui-lo do sistema.

Da esquerda para direita telas de Listagem, adição e logs do usuário

 

O item Loja Virtual contém as configurações gerais do sistema. É de vital importância que o usuário as compreenda. Geralmente durante a fase de negociações, onde a HibrisComércio ajuda o cliente a definir qual a melhor forma de trabalho para que sua estratégia de vendas e marketing WEB se converta em vendas, estas opções são escolhidas.O item contém um único e extenso formulário separados em blocos.

No primeiro bloco encontramos as informações gerais da loja como nome, nome fantasia, HTTP (preencha com a URL do site da loja), Utilizar SSL na finalização do pedido – esta opção é necessária para trabalhar com cartões de crédito diretamente na loja, email e telefone para contato, o tipo da loja (vide “Resumo das Funcionalidades”, página 1 deste documento) e opções para exibição dos produtos como “Mostra valor”, que controla se o valor do produto será exibido ao consumidor ou não (sem exibição de valores não há transação monetária), se haverá controle de estoque (produtos sem estoque não poderão entrar em pedidos), e o tipo de cadastro requerido para o cliente; O cadastro simples exige apenas nome, endereço, e-mail, usuário e senha, enquanto que o cadastro completo exige também documentos (CPF e RG ou CNPJ e Inscr. Estadual).

Informações Gerais da WebLoja

 

O próximo bloco contém as opções de frete da loja. Caso a opção seja “Correios” é possível ainda escolher habilitar os métodos Sedex, Sedex10 ou Sedex Hoje. O método PAC foi desabilitado temporariamente devido a problemas com o cálculo do valor de frete por parte do site dos correios que vinham gerando problemas aos usuários.Na opção Tabela Personalizada o sistema utilizará as regiões e valores cadastrados no módulo tabelas e a opção valor fixo, apresenta dois campos onde pode-se customizar o nome do frete e valor.

 

 

Fretes Correios

Frete Valor Fixo

 

Abaixo temos o bloco de Meios de Pagamento. O método que utiliza “Cartões de Crédito” exige que a loja tenha contrato firmado com a bandeira desejada, e ainda um contrato com a Cielo que é fornecedora do serviço de integração. Cada bandeira suportada conta com opções para juros ao mês, parcela máxima e mínima permitidas, e habilitação. O número do estabelecimento e chave de autenticação são fornecidos pela Cielo, mediante contrato.

 

Configurações para integração com Cielo.

O depósito em conta permite que o usuário adicione os dados para que o cliente efetue um depósito identificado na conta. Após o depósito o usuário tem de confirmar junto a seu banco que o valor foi transferido para sua conta e então liberar o pedido. Nenhum controle é feito pela WebLoja neste meio de pagamento, o controle do pedido é totalmente manual e cabe ao usuário efetuá-lo.

Configurações – Débito em Conta

 

Por último encontramos o bloc de configurações do PagSeguro. Para ativá-lo é necessário criar uma conta no serviço e informar o e-mail cadastrado, toke fornecido no site e texto descritivo. O PagSeguro oferece integração com diversos cartões de crédito, boletos bancários e transferências on-line. A taxa cobrada pelo serviço é relativamente alta, mas inclui um seguro inexistente nas outras modalidades, que garante que o vendedor receberá o pagamento, ainda que o cliente alegue ter tido seus cartões roubados e requisite o cancelamento da transação.

Configurações PagSeguro

Informações sobre o Software

O módulo informações contém apenas informações descritivas sobre a WebLoja, sua licença e versão. No item “Seu Sistema” é possível requerer mais produtos para a loja. Vide Módulo Produtos, passo a passo item “Mais Produtos”.

 

 

 


O item usuários permite cadastrar, excluir e editar usuários, cada usuário tem acesso à área administrativa da WebLoja. Dessa forma várias pessoas podem auxiliar o gerenciamento do negócio permitindo que a loja cresça sem diminuir a atenção aos clientes. Na primeira tela deste item vemos no topo um botão de inclusão que nos leva ao formulário de cadastro de um novo usuário. Abaixo temos a listagem dos usuários, ao clicar-se sobre o nome do mesmo o sistema carrega a página de edição dos dados do usuário e à direita vemos dois ícones que permitem respectivamente verificar os logs do usuário, com informações de entrada e saída do sistema e IP registrado na operação e exclui-lo do sistema.