Abra uma conta no Google Merchant Center (Central do Comerciante) no link:https://accounts.google.com/ServiceLogin?hl=pt_BR&nui=1&service=merchants&continue=http://www.google.com/merchants/default&followup=http://www.google.com/merchants/default&passive=true
Para se cadastrar é preciso aceitar o “Termos de Serviço”, que pode ser lido antecipadamente aqui:
http://www.google.com/merchants/tos/extend/BR/tos.html
Após o cadastro, você verá esta tela:
As informações dos produtos são passadas através de Feed (ou pela API de conteúdo para Google Shopping – modo avançado) e devem possuir atributos, alguns obrigatórios e outros não, sendo que o Google privilegia os que são preenchidos por completo. São eles:
Informações básicas do produto: atributos para descrever as informações básicas sobre seus produtos, como título, descrição e tipo de produto.
Disponibilidade e preço: atributos para especificar a disponibilidade e o preço das suas listagens.
Identificadores exclusivos de produto: atributos para garantir que seus produtos apareçam na página de produto correta, como marcas, UPCs e EANs.
Produtos de vestuário: atributos para descrever os produtos de vestuário, como cor ou gênero.
Variantes do produto: atributos para descrever corretamente as variações de um produto que difere somente em cor, material, estampa ou tamanho.
Taxas e frete: como incluir informações para fornecer os impostos e o custo de envio dos seus produtos.
Lojas próximas (somente US e UK): como incluir informações para mostrar suas lojas físicas, além das suas lojas on-line
Pontos de fidelidade (somente Japão): atributos para especificar os pontos de fidelidade que os usuários do Google Shopping ganham na compra do item.
Diversas parcelas (somente no Brasil): atributos para especificar diversos programas de pagamento para a compra de itens.
Atributos adicionais: outros atributos para descrever seus produtos.
Conheça mais sobre os atributos:
http://www.google.com/support/merchants/bin/answer.py?answer=1344057
http://www.google.com/support/merchants/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=188494#BR
Veja alguns exemplos: TXT e XML
O serviço oferece algumas opções para o envio do Feed:
- Envio direto de arquivos com menos de 20 MB
- Upload no FTP (arquivos com menos de 1 GB)
- Upload automático de arquivos com menos 1 GB (busca programada)
Mais informações em: http://www.google.com/support/merchants/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=188477
Depois que o feed é enviado, aparece esta tela:
Verifique na lateral direita, em Status, se tudo ocorreu bem. Clicando é possível ler orientações do Google.
Após criar uma conta no Google Merchant e cadastrar os produtos através de Feed, é possível ver a relação dos produtos exibidos no Google Shopping através do link:http://www.google.com/products?authorid=[ID da sua conta no Google Merchant]
Tudo sobre o Google Merchant Center e Google Shopping pode ser lido aqui:http://www.google.com/support/merchants/