Boas práticas para criação da companha de e-mail marketing

Certos cuidados ao montar seu e-mail marketing evitam muitas dores de cabeça futuras, principalmente quando tem-se que usar um subject longo e o template é apenas uma imagem.
Para começar, limite o subject a não mais que 50 caracteres. Evite termos de baixa reputação (promoção, imperdível, crédito, etc), não use acentos gráficos (!, ?) e nunca, nunca use um subject em caixa alta. Dê uma idéia geral em poucas letras. Se for uma promoção, dê o nome da promoção, sem acentos e evite as expressões fiscalizadas pelos programas anti-spam (divulgue, consulte-nos, frete grátis) além das já citadas.
Se for uma newsletter, escolha um assunto principal e coloque-o no subject. Os demais, deixe na mensagem, apenas.
Fatie a imagem do template. Insira as Alt Tags, que permitirão que seu e-mail seja compreendido antes do carregamento das imagens. Mapeie, insira hiperlinks e nos endereços das imagens, não use as palavras marcadas. Uma imagem hospedada em uma pasta chamada marketing, promo ou e-mailmkt vai pontuar e muito o seu template. Por que não nomear as pastas como images ou simplesmente imgs? Cai muito melhor assim, não? E não pontua.
Equilibre seu template. Use imagens, mas também use textos. O ideal é 50% para cada.
Deixe seu HTML puro. Nada de CSSs, DIVs, Styles e Javascripts, pois todos são bloqueados nos webmails.
Seguindo estas dicas, você monta um "e-mail adequado", que segue as regras do mercado de relacionamento digital. Seus contatos irão perceber isto quando os e-mails começarem a cair direto em suas caixas de entrada, ao invés das caixas de lixo eletrônico. E você ganha confiabilidade nos provedores, que, no fim das contas, são os portões de acesso aos seus clientes.

Para começar, limite o subject a não mais que 50 caracteres. Evite termos de baixa reputação (promoção, imperdível, crédito, etc), não use acentos gráficos (!, ?) e nunca, nunca use um subject em caixa alta. Dê uma idéia geral em poucas letras. Se for uma promoção, dê o nome da promoção, sem acentos e evite as expressões fiscalizadas pelos programas anti-spam (divulgue, consulte-nos, frete grátis) além das já citadas.


Se for uma newsletter, escolha um assunto principal e coloque-o no subject. Os demais, deixe na mensagem, apenas.
Fatie a imagem do template. Insira as Alt Tags, que permitirão que seu e-mail seja compreendido antes do carregamento das imagens. Mapeie, insira hiperlinks e nos endereços das imagens, não use as palavras marcadas. Uma imagem hospedada em uma pasta chamada marketing, promo ou e-mailmkt vai pontuar e muito o seu template. Por que não nomear as pastas como images ou simplesmente imgs? Cai muito melhor assim, não? E não pontua.


Equilibre seu template. Use imagens, mas também use textos. O ideal é 50% para cada.


Deixe seu HTML puro. Nada de CSSs, DIVs, Styles e Javascripts, pois todos são bloqueados nos webmails.


Seguindo estas dicas, você monta um "e-mail adequado", que segue as regras do mercado de relacionamento digital. Seus contatos irão perceber isto quando os e-mails começarem a cair direto em suas caixas de entrada, ao invés das caixas de lixo eletrônico. E você ganha confiabilidade nos provedores, que, no fim das contas, são os portões de acesso aos seus clientes.


REGRAS PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMAIL MARKETING

Devido a compromissos Anti-Spam assumidos pela 2RS diante dos principais provedores de e-mail, existem regras dentro do sistema para evitar o comprometimento da reputação dos nossos servidores de envio, são elas:

Proibimos o uso de listas compradas, ou baixadas da internet, pois além de apenas comprometerem a reputação de envio, os resultamos são ínfimos. Nós recomendamos o envio apenas para destinatários que possuem relacionamento com a empresa ou que optaram por receber as mensagens.
Caso a campanha apresente mais de 10% de falha a mesma é bloqueada e o sistema não permitirá o envio de uma nova campanha no prazo de 24 horas. Após este período o sistema é liberado novamente para envio. Esta checagem é realizada após os 100 primeiros envios da campanha. Em caso de reincidências dentro de uma mesma semana o sistema poderá ser suspenso.
Caso os provedores bloqueiem as campanhas do cliente, por má utilização do mesmo, a 2RS se reserva no direito de cobrar pelo serviço de remoção de Blacklists e configuração de novos IPs de disparo.


Informações Importantes:

1 - Tudo o que é enviado via email marketing, é monitorado pelos principais provedores de e-mail, se você ainda não fez uma campanha, eu não aconselho disparar nem os 12.000 de uma vez, pois por demonstrar um envio fora dos padrões e por não ter nenhum histórico de envio anterior você pode ser filtrado por outros servidores.

2 - Se você tem alguma lista grande que você acha que tem vários e-mails que já não existem mais ou são inválidos, eu sugiro também não enviar para esta lista, a não ser que extraia porções pequenas de emails e coloque junto com uma outra lista melhor, porque o nosso sistema por segurança bloqueia se o envio apresentar mais que 10% de falha, e não bloqueia porque queremos bloquear, é uma medida de segurança para não manchar a reputação do seu remetente (@concentrar) e do nosso servidor de disparo, uma vez tendo denúncias de SPAM por envio não autorizado os disparos começam a ser filtrados e a queda na taxa de entrega das mensagens cai absurdamente.

3 - O sistema filtra e-mails inválidos e automaticamente não envia mais para estes e-mails, mas isto é um procedimento a ser feito para pequenas falhas e ajustes que uma lista boa de e-mails pode ter ao longo do tempo, utilizar este recurso para limpar listas de e-mails para sobrarem só e-mails bons é uma prática também que prejudica muito a reputação do servidor o que acaba caindo no problema mostrado no item 2. O prejuízo com a reputação que você vai ter é enorme já que os provedores te consideram spammer (enviador de SPAM) caso seus envios gerem mais de 10% de falha, o que mostra que você está enviando para pessoas que não conhece e que em nenhum momento autorizaram o envio.

4 - Não é saudável também enviar campanhas em intervalos curtos, menores que 3 dias, pode gerar irritação de alguns usuários o que resulta em cancelamentos e até denúncias de SPAM.

OBS: Quando for enviar as imagens ao E-mail Marketing sempre usar a ferramenta https://tinypng.com/ para comprimir a imagem para ela ficar menor.